24.11.10

Coreia do Sul x Coreia do Norte

     Essa guerra antes de mais nada, estava premeditada para acontecer. O Mundo todo sabia que, Coréia do Sul e Coréia do Norte, estavam divididas até hoje e que o desfecho da guerra, que começou em 1950 e terminou em 1953, foi apenas um cessar fogo. Não existiu acordos e nem definições fronteiríças. Mas vamos entender o que houve ?


     O mundo em 1950, pós 2ª Guerra Mundial, estava dividido em dois blocos totalmente opostos. Capitalismo e Socialismo. Dois sistemas econômicos que dominavam o Mundo, naquela época, e que por meio bélico lutavam por áreas de influência desse domínio. É claro que com a Coreia não seria diferente:

—   Em 1950, cinco anos e meio depois de vencer a Alemanha Nazista, principalmente na frente oriental russa em pleno inverno rigorosíssimo, os Estados Unidos e a União Soviética, ex-aliados, entram em conflito pelo controle da Coreia, uma nova zona de influência comercial e territorial, arriscando provocar uma terceira guerra mundial. E resumidamente, essa guerra não acabou. Em 1953 ocorreu um cessar fogo e a Coréia permaneceu dividida até hoje por influências do Capitalismo e Socialismo. Nenhum acordo foi feito, nada foi prometido e a guerra, quase 60 anos depois, voltou a se desenrolar.

    É claro que outros motivos políticos estão na jogada, na Guerra atual. Mas que isso ainda é uma rebarba da Guerra Fria, é! Os Estados Unidos já mandaram tropas do exército para Coréia do Sul, nessa luta contra a Coréia do Norte, que por sua vez afirmou, que os morteiros lançados eram apenas um treinamento da sua base militar, matando dois militares sul-coreanos. E a questão ficará assim! Até uma influência capitalista ou socialista reinar sobre essa ilha, onde somada as Coréias não passa de 2 milhões de habitantes...


#PAZ


Pedro Hq'

Nenhum comentário:

Postar um comentário