29.11.10

África do Sul: Tem muito branco por quê ?

   No começo do século XX, políticas imperialistas surgiam por uma série de fatores. Entre eles, a nescessidade de aumento de produção, por causa da grande procura por produtos industrializados, matéria-prima e novos mercados consumidores. A 2ª fase da Revolução Industrial tinha chegado, junto à políticas fordistas. Países principalmente da Europa e os EUA, justificavam seu Imperialismo com: Superioridade Racial, Missão Civilizatória, progressão da área escolhida, etc.

   Específicamente a Europa, querendo mandar seus bolsões pobres para as áreas exploradas, dominou uma grande parte da África e Ásia. Ingleses se viraram para uma área lotada de diamantes, que já tivera sido colonizada por Holandeses, em 1652, que dominavam o território quando os calvinistas fugidos dos Países Baixos, Escócia, França e Alemanha chegaram e alí ficaram.
  Aconteceu a Guerra dos Boêres, em 1901, entre esses "holandeses" e os ingleses, por essa área rica em metais preciosos e também pelo fator influência: Alemanha estava construindo uma estrada de ferro que ligaria seu território ao sul da África, aumentando claro seu lucro. Inglaterra por sua vez não aceitou essa rota de fuga de metais pra Alemanha, que estava sendo construída pelos Boêres*.
   É por isso que a África do Sul contém muitas pessoas de cor branca. Holandeses colonizaram e se expandiram desde 1652, logo após veio a invasão de calvinistas fugitivos de toda a Europa, os ingleses e sua política e o surgimento do capital alemão. É criado, assim, um grande motivo para o surgimento do Apartheid que assombrou a África do Sul durante décadas. O preconceito europeu tinha chegado aquela terra.


*Boêres: Descendentes de holandeses ou de calvinistas fugitivos da Europa.

Clique Aqui e veja um grande exemplo da África Branca.
Pedro Hq'

Nenhum comentário:

Postar um comentário