7.4.10

A Verdade sobre o Pacto Colonial



  A verdade é uma só. Desde que aprendemos História no primário, nossos professores infernizam nossa vida explicando o Pacto Colonial, que pra quem não sabe, era uma regra da Coroa Portuguesa para as colônias aqui do Brasil só comercializarem com Portugal, nem entre elas poderia haver qualquer tipo de comércio.
  O Pacto Colonial é mesmo uma furada e poucos sabem disso. Vamos lá. Com as 15 capitanias divididas e leis obrigatórias para os donatários cultivarem e ocuparem a terra, era extremamente difícil essas regras serem cumpridas devido a extensão de cada capitania. Os donatários por sua vez "distribuíam" terras para terceiros, e os mesmos que adquiriam pequenas e médias propriedades, cultivava MANDIOCA, alimento que era consumido em farinha pelos os escravos e até pelos senhores de engenho mais ricos. Essa alta produtividade visava apenas o mercado interno.
  Logo esses produtores terceirizados lucram com a atividade interna, gerando riqueza. Nada desse lucro é transferido para a Coroa Portuguesa, que por sua vez não sabe de nada.

  Esse é o grande motivo pro Pacto Colonial de fato não ter existido, uma vez que existia comércio dentro do Brasil violando a regra exigida pela Coroa Portuguesa. 
                       Farinha de Mandioca

Acredite se quiser.
Sds, Pedro Hq'

Nenhum comentário:

Postar um comentário