5.4.10

A Verdade sobre as Capitanias Hereditárias



  Após algum tempo da descoberta do Brasil, os Portugueses temiam perder toda a terra conquistada pelo Tratado de Tordesilhas assinado com a Espanha. Isso porque, Franceses, Holandeses entre outros não aceitavam o tal tratado, e por sua vez atacavam e contrabandeavam regalias sem a menor fiscalização da Coroa Portuguesa.
  Era a hora de colonizar a terra para não perde-la, porém Portugal passava por uma crise financeira onde a falta de metais preciosos no litoral brasileiro e a invasão de Constantinopla pelos Turcos, travando assim o mercado de especiarias com o Oriente, deixavam a Coroa desordenada.
  A única alternativa que restava era então adotar um sistema já usado em pequenas colônias como: Cabo Verde, Ilha de Madeira etc. ; Era a criação das Capitanias Hereditárias. Pra quem não sabe o que é procure no Wikipédia e pra quem sabe, vem comigo nesses últimos parágrafos pra entender de vez essa história.
  Sabemos que as Capitanias Hereditárias não deram certo com o tempo por diversos motivos, entre eles o fato das terras cedidas serem muito grandes dificultando a comunicação. Embora essa maré de baixas tenha afetado as Capitanias, duas delas conseguiram prosperar em meio a tanta crise: PERNAMBUCO E BAHIA !

Agora pra voce sair do meu blog consciente:
  
  A tradicional Histografia menciona a prosperidade econômica de São Vicente. Na verdade as capitanias que efetivamente prosperaram foram: PERNAMBUCO e BAHIA (devido a produção de açúcar e tabaco). A capitania denominada São Vicente não prosperou, tendo um forte motivo para entendermos!
  E o motivo foi: 
  O movimento bandeirante, que era uma expedição que deslocava oportunos para fora das capitanias em busca de metais preciosos, começou em SÃO VICENTE !!! Ora pois, se São Vicente tivesse prosperado não era preciso ter começado uma expedição atrás de sobrevivência logo dali, uma capitania que na nossa Historiografia foi sempre vencedora e próspera. 
  Embora jamais pensássemos que a mesma fracassara, a VERDADE veio à tona. E você Acredite se quiser !
  




Sds, Pedro Hq' .

Nenhum comentário:

Postar um comentário